Conselho de CA´s na UERJ.

Na Terça, dia 24/Novembro, aconteceu o Conselho de Centros Acadêmicos cujo objetivo principal era "dar posse" aos estudantes eleitos para o DCE e Conselhos (CONSUN e CSEPE).

Um fato marcante em todas as falas, foram as mútuas acusações, maior parte das vezes no campo "macro". Notou-se aquilo que os membros da Chapa 3 --- Morpheus já criticavam: Tanto as duas Chapas (1 e 2) representando movimentos políticos nas universidades contrários e a favor do Governo, são duas faces da mesma moeda e quem sofre com esses discursos é sempre o estudante.

Basicamente as forças hegemônicas, representadas por:

Chapa 1 - PT/PCdoB
Chapa 2 - PSOL/PSTU

Ficavam na demagogia de seus discursos. Diziam que devemos prestar atenção nas questões "macro", discutir Governo, Brasil etc. Principalmente um assunto "macro" que seria a Educação...


Esquecem que os estudantes da UERJ querem sim discutir Educação, mas não "modelos" "Governistas"/"não-Governistas" (duvido que ambas as chapas possuam algum modelo de educação pelo qual lutem).

O Estudante da UERJ quer saber de mais professor, melhores e mais eficientes formas de se avaliar uma turma de alunos, integração com mercado, integração com pesquisa. 


Vai ser difícil, o aparelhamento é algo muito sutil que acontece em quase todos os setores públicos. São contrários? Não deixam quem é a favor trabalhar. São favoráveis? Não deixam quem é contrário trabalhar. E ambos no poder jogam a sujeira de seus padrinhos políticos embaixo do tapete.

A solução para esse problema é uma só: Maior participação do estudante, agindo, tomando espaço, desafiando esse modelo de representação. Isso quer dizer não se contentar em ser representado em Conselhos ou DCE mas buscar uma atuação própria, independente, no seu espaço de estudo e convívio na universidade.





PS: Isso não quer dizer que Política Nacional não interesse ao estudante. O problema é a discussão totalmente externa ao fato e que cercea a solução de um problema. Quando poderíamos contar com todos.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro