MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 2 #MercadoFinanceiro

Plotagem de Preços, Gráfico de Linhas






         Já vimos que as ofertas (ASK e BID) aparecem no "Livro de Ofertas". Geralmente o que atrai de início as pessoas para o Mercado Financeiro é o Gráfico de Linhas. Ele aparece nos Jornais de grande circulação e nos telejornais.

          O Gráfico de Linhas não nos serve muito. Mas vamos passar por ele para aprender alguns conceitos...




              Acima, vemos um Gráfico de Linhas para a Ford. No caso cada ponto representa o PREÇO FINAL (último preço negociado no pregão). Isso não é uma regra definitiva. Cada ponto poderia ser a média dos preços negociados naquele dia, ou até mesmo o preço de abertura, ou o que quer que seja.


                Perceba que há certos padrões que ainda são observáveis em um gráfico deste tipo:




              E´ necessário passarmos pelo Gráfico de Linhas para aprendermos de uma vez por todas a não usá-lo. E´ na verdade um instrumento para mostrar a alguém leigo. 

              Veja abaixo dois exemplos de gráficos. OHLC e HLC:





             O primeiro (OHLC) contém  preço de abertura, alta e mínima e preço de fechamento. São quatro tipos de preços, negociados, que nos contam uma HISTÓRIA daquele pregão, naquela unidade de tempo. O segundo, HLC, contém a alta, mínima e preço de fechamento.

              Se você leu o o capítulo anterior, é justamente o que ocorre no "Time and Sales", ou o que você quiser chamá-la, é que vai formar os gráficos. Afinal, é interessante olhar a movimentação do Livro de Ofertas, mas o que acontece (os "trades", as negociações...) é que forma os gráficos. E´ o raio-x do mercado.

                Próximo Capítulo falaremos do "Candlestick" ou o "Gráfico de Velas".

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 5 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 4 #MercadoFinanceiro

MiniCurso Análise Técnica/Gráfica Cap 3 #MercadoFinanceiro